terça-feira, 6 de maio de 2008

Um pouco de história (Linux)

O UNIX começou a ser desenvolvido em 1970 nos laboratórios da AT&T, para atender as necessidades do governo dos Estados Unidos. É conhecido por ser extremamente robusto. Existem versões de UNIX para muitos sistemas, sendo normalmente proprietárias e com custos bastante elevados.
autoria: Equipe Conectiva - Copyright © 2001 por Conectiva S.A.Complementações - Eduardo Belincanta

O Minix

Desenvolvido para uso acadêmico e parecido com o Unix, o sistema operacional Minix foi criado em 1987 pelo professor de engenharia da computação Andrew S. Tanenbaum para suas aulas sobre sistemas operacionais.

Naquela época, o código fonte do Minix estava disponível para o estudo, porém a sua modificação e redistribuição eram restritas e o sistema ainda não havia sido inteiramente adaptado para a plataforma de 32bits, arquitetura de hardware que começava a ficar popular com as vendas de PCs com processadores Intel 386.

O kernel Linux

Antes de falarmos em Linux, vamos ao conceito de SO (sistema operacional):

Sistema Operacional - conjunto de programas que fazem a interface do usuário e seus programas com o computador. É responsável pelo gerenciamento de recursos e periféricos, interpretação de mensagens e a execução de programas.

http://focalinux.cipsga.org.br


O linux é um kernel de sistema operacional compatível com Unix. Foi criado por Linus Torvalds em 1991 e subseqüentemente desenvolvido com a ajuda de programadores de todo o mundo como software livre (SL).

mais ...

Num sistema GNU/Linux, o componente do kernel é o Linux. O resto do sistema consiste noutros programas, muitos dos quais escritos por ou para o GNU Project. Como o kernel sozinho não forma um sistema operational utilizável, nós preferimos utilizar o termo “GNU/Linux” para nos referirmos aos sistemas a que muitas pessoas vulgarmente chamam de “Linux”.

Linux tem como modelo o sistema operacional Unix.

http://www.debian.org/releases/stable/s390/ch01s02.html.pt

O sistema segue o padrão POSIX que é o mesmo usado por sistemas UNIX e suas variantes. Assim, aprendendo o Linux você não encontrará muita dificuldade em operar um sistema do tipo UNIX, FreeBSD, HPUX, SunOS, etc., bastando apenas aprender alguns detalhes encontrados em cada sistema.

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-intro.html#s-introducao-so

Nenhum comentário: