Wine is not Emulator (Wine não é emulador)
Wine é uma implementação Open Source da API do Windows em cima do servidor X e do Unix.
Ele pode ser entendido como uma camada de compatibilidade para rodar programas Windows no Linux. Ele não requer o Windows, sendo uma alternativa totalmente livre e sendo 100% do seu código não-microsoft. Entretanto, o Wine pode opcionalmente usar DLLs nativas do Windows.
Porque o Wine é interessante
Muitos aplicativos Windows atualmente já tem equivalentes para Unix. No entanto, existem casos em que a Softhouse produtora do software não quer fazer uma versão Unix (softwares de propria Microsoft, por exemplo) e casos de programas antigos (abandonwares) que nunca irão ter seus equivalentes Windows. Serio muito ruim forçar os usuários a ter uma cópia de Windows para rodar programas nessas ocasiões e é aí que o Wine entra.
O Wine é ruim para o Linux?
Algumas pessoas acreditam que o Wine seja ruim para o Linux por diminuir a quantidade de softwares desenvolvidos para ele. Na verdade, o Wine faz com que a transição de um usuário Windows para o Linux seja muito menos dolorosa, permitindo que ele possa usar no Linux programas Windows com o qual ele já está habituado e não tenha problemas com softwares que não tenham equivalentes no Linux.
Wine não é emulador.
Muita gente acha que o Wine é lento porque emula o Windows. O Wine não emula o processador, ele simplesmente trabalha como uma camada de tradução da API do Windows para Linux. Teóricamente um aplicativo Windows seria mais rápido no Windows, mas na prática a diferença se mostra muito pequena, sendo que em alguns casos ele é mais rápido na combinação Wine+Linux.
Compatibilidade
O Wine consegue rodar uma gama imensa de programas Windows, variando desde aplicativos da própria Microsoft (Office) até jogos que usam as últimas tecnologias (Half-Life 2, Counter Strike Source). O desenvolvimento do Wine para atender novas APIs do Windows é bastante rápida e sua capacidade de usar DLLs do Windows dão uma granda agilidade a ele, e é aí que o Wine entra.
Fonte: http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=138
Postado por: Luan Bruno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário