quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Artigo Sobre Windows versus Linux

Windowslinux
View SlideShare presentation or Upload your own.

Combate à Pirataria do Windows

Ao longo do tempo a Microsoft busca alternativas para reduzir a falsificação do seu sistema operacional. Uma dessas alternativas foi à criação da autenticação do Windows. Logo após a instalação do sistema operacional no computador do usuário o próprio sistema operacional pede a atualização do software através do Windows Uptade. Nessa atualização há algumas correções do programa e também a verificação da autenticidade do mesmo. Se o usuário estiver usando uma versão pirata do software não vai poder usufruir das melhorias do sistema operacional (service packs), e através da ferramenta: "Windows Genuine Advantage Notifications" seu computador ficará exibindo permanentemente uma mensagem de que a cópia que ele está usando não é original.

A utilização de uma cópia ilegal é considerada crime uma vez que o usuário não recebeu permissão do proprietário do sistema operacional em questão, sendo equivalente a roubo. Qualquer pessoa que possua ou utilize Windows piratas é potencial ré por pirataria. Estão incluídos não apenas o falsificador comercial mais sofisticado, mas também os indivíduos que se utilizam deste sistema. Porém da mesma forma que a Microsoft busca reduzir a aquisição destas cópias ilegais, os falsificadores também criam novas formas de burlar os novos métodos de segurança. A ferramenta "Windows Genuine Advantage Notifications" já é facilmente burlada com um programa que apenas muda o serial do seu sistema operacional.

Um grande problema que a Microsoft enfrenta é a falta de fiscalização e alguns países não possuem leis para a informática. E Como fiscalizar a legalidade de um usuário na sua própria residência? Além disso, o preço para se adquirir somente uma atualização para o Windows Vista é mais do que R$ 500.00, Sendo assim muito difícil convencer um usuário a fazer a troca por um sistema operacional genuíno. Em contrapartida, a Microsoft criou parcerias com vendedores e fabricantes de hardware e está vendendo o Windows já instalado na máquina comprada a um preço muito mais acessível.

Pacotes de atualizações (service packs)

A Microsoft trabalha para aprimorar continuamente o desempenho, a segurança e a estabilidade do sistema operacional Windows. Como parte deste esforço, ela desenvolve atualizações, correções e outras melhorias que tratam problemas relatados pelos clientes e parceiros da empresa. Para facilitar a obtenção dessas atualizações e melhorias para os clientes, a Microsoft as combina periodicamente em um único pacote e torna esse pacote disponível para todos os clientes do Windows. Esses pacotes são chamados service packs. As versões mais recentes são: SP3 p/ Windows XP e SP1 p/ Windows Vista.

fonte:http://www.tech-faq.com/lang/pt/deploying-service-packs-and-hot-fixes.shtml

Apresentação Final - Windows versus Linux

Apresentação Final
View SlideShare presentation or Upload your own.

WINE

Wine is not Emulator (Wine não é emulador)

Wine é uma implementação Open Source da API do Windows em cima do servidor X e do Unix.

Ele pode ser entendido como uma camada de compatibilidade para rodar programas Windows no Linux. Ele não requer o Windows, sendo uma alternativa totalmente livre e sendo 100% do seu código não-microsoft. Entretanto, o Wine pode opcionalmente usar DLLs nativas do Windows.

Porque o Wine é interessante
Muitos aplicativos Windows atualmente já tem equivalentes para Unix. No entanto, existem casos em que a Softhouse produtora do software não quer fazer uma versão Unix (softwares de propria Microsoft, por exemplo) e casos de programas antigos (abandonwares) que nunca irão ter seus equivalentes Windows. Serio muito ruim forçar os usuários a ter uma cópia de Windows para rodar programas nessas ocasiões e é aí que o Wine entra.

O Wine é ruim para o Linux?
Algumas pessoas acreditam que o Wine seja ruim para o Linux por diminuir a quantidade de softwares desenvolvidos para ele. Na verdade, o Wine faz com que a transição de um usuário Windows para o Linux seja muito menos dolorosa, permitindo que ele possa usar no Linux programas Windows com o qual ele já está habituado e não tenha problemas com softwares que não tenham equivalentes no Linux.

Wine não é emulador.

Muita gente acha que o Wine é lento porque emula o Windows. O Wine não emula o processador, ele simplesmente trabalha como uma camada de tradução da API do Windows para Linux. Teóricamente um aplicativo Windows seria mais rápido no Windows, mas na prática a diferença se mostra muito pequena, sendo que em alguns casos ele é mais rápido na combinação Wine+Linux.

Compatibilidade
O Wine consegue rodar uma gama imensa de programas Windows, variando desde aplicativos da própria Microsoft (Office) até jogos que usam as últimas tecnologias (Half-Life 2, Counter Strike Source). O desenvolvimento do Wine para atender novas APIs do Windows é bastante rápida e sua capacidade de usar DLLs do Windows dão uma granda agilidade a ele, e é aí que o Wine entra.

Fonte: http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=138

Postado por: Luan Bruno

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Windows 7



Anunciado como sucessor do Vista, o Windows Seven, também conhecido como Windows Vienna, apesar de ainda está em desenvolvimento, chama muita atenção no que se diz respeito a interface com usuário já que usa a tecnologia de Foco em tela touch screen e multi touch. Seu lançamento está previsto para 2010.

vídeo do Windows Seven mostrando a nova tecnologia:http://br.youtube.com/watch?v=F2E2HotbRZo

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Windows Vista



Lançado em 30 de Novembro de 2006, é a versão mais recente do Windows e está substituindo o Windows XP, o mais popular. Tem fácil utilização numa interface gráfica excelente e muito melhorada, funções de busca aprimoradas, controle de navegação, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição. O vista também possui sub-versões para diversos tipos de usuários.

Destaca-se também na segurança, que sempre foi um problema para utilizadores do Windows, apesar da constantes melhorias de uma versão para outra.

O problema do Windows Vista é que como se trata de um sistema operacional bastante inovador e com infinidade de recursos necessita de uma máquina com uma boa configuração para rodar com todo o seu potencial.


link:http://img01.link.estadao.com.br/multimidia/infografico/SaibaWindowsVista.pdf

Windows Server 2003




Sucessor do Windows 2000 e também conhecido como Windows NT 5.2, foi lançado em 24 de Abril de 2003. Sua criação foi voltada para empresas de grande porte e servidores.

Fornece uma infra-estrutura de TI que oferece valor fundamental: confiabilidade aprimorada, melhor disponibilidade e maior escalabilidade. Incluindo uma plataforma de aplicativo com a tradicional funcionalidade de servidor de aplicativo integrado no topo dos extensos recursos do sistema operacional. Integrando uma infra-estrutura de operador de informações que ajuda a manter as informações comerciais seguras e acessíveis.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Windows XP



O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentar de vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor escolha tanto para o uso doméstico como para uso em empresas. O XP vem de experiência, pois o usuário terá uma nova experiência ao utilizar o sistema operacional, ficando livre e travamentos, erros fatais ou operações ilegais, além de contar como uma interface mais bonita. Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. Em Outubro de 2001, a Microsoft apresenta as duas versões do Windows XP à versão Home Edition e a Professional.

Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface totalmente simples a inovadora. Um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão ela exige mais do hardware.

link: http://www.faficp.br/departamentos/d_exatas/jcoelho/txt/ap-jc01-windows.pdf

segunda-feira, 9 de junho de 2008


O Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, um estudante finlandês do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, o linux inicialmente consistia em um Kernel desenvolvido baseado no sistema operacional desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum o Minix, para o processador 80386, o seu código-fonte foi disponibilizado na internet, onde desenvolvedores do mundo todo puderam ter acesso ao mesmo e partir daí surgiram diversas distribuições Linux.


A principio, a utilização do Linux era restrita a programadores e pessoas com um conhecimento avançado em informática devido a utilização de linhas de comando, hoje diversas distribuições já possuem ambientes gráficos o que facilita a popularização do Linux.

domingo, 1 de junho de 2008

Windows ME



Lançado em Setembro de 2000, é baseado no Windows 95, mas com uma série de inovações, dentre elas destacam-se: suporte a máquinas digitais, jogos multiplayer online, redes domésticas, Movie Maker, Windows Media Player 7 e a Restauração de Sistema, que é uma ferramenta muito interessante para resolver problemas com bugs e na instalação de programas

link:http://www.faficp.br/departamentos/d_exatas/jcoelho/txt/ap-jc01-windows.pdf

sábado, 24 de maio de 2008

Windows 2000



Também conhecido como Windows NT 5.0, o Windows 2000 é um sistema operacional estável, multiusuário, e multitarefa real, mas apesar disso apresentava falhas de segurança como o armazenamento de senhas em arquivo próprio e visível, facilitando a ação de hackers. Nessa versão foi criado um novo sistema de gerenciamento que trazia diversas funções, como suporte a administração de usuários e grupos (como no NT 3.51 e 4.0) além das novas opções como computadores, periféricos (impressoras, etc.) e OU´s (Organization Unit).Versões: Professional, Server, Advanced Server, Datacenter Server e SmallBusiness Server.

fonte:http://www.faficp.br/departamentos/d_exatas/jcoelho/txt/ap-jc01-windows.pdf

domingo, 18 de maio de 2008

windows 98



Lançado em 25 de Junho de 1998. Corrigiram muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a Internet e utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o tele trabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, o Windows 98 era mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce à restauração de sistema via MS-DOS (Scanreg.exe /restore). A restauração de sistema visava corrigir problemas retornando o computador a um estado anteriormente acessado.

Outra versão é a Windows 98 Segunda Edição (Windows98 SE). Lançada 1999, esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu o Internet Explorer 4 pela versão 5, que era mais rápida, e introduziu a Internet Connection Sharing, que permite a partilha de uma rede de internet para muitos computadores. Acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD. Considerado um dos melhores sistemas da Microsoft, apesar de ser tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real, e ainda tendo o DOS como o seu núcleo principal.

fonte:
http://www.faficp.br/departamentos/d_exatas/jcoelho/txt/ap-jc01-windows.pdf

vídeo comercial do win98:
http://br.youtube.com/watch?v=zHBvGrOzLoo&feature=related

vídeo do win98 travando ao vivo na CNN:
http://br.youtube.com/watch?v=pE2c8aQua4Q

sábado, 17 de maio de 2008

Windows NT




Lançado pela Microsoft em 1993 com o objetivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas, pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis. Apresentava 32 bits, multitarefa e multiutilizador.

Os NTS têm uma grande estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS. Este Windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000. Nesta edição também foi implementada a idéia de Serviços (ou Processos), no qual o sistema operacional trabalha a partir de serviços, tendo assim menores chances de travar, pois era possível reinicializar apenas um serviço ao invés da máquina por inteiro.

terça-feira, 13 de maio de 2008


Lançado em 25 de agosto de 1995, o Windows 95 é um sistema operacional de 32 bits que se destacou em relações as versões anteriores pelo salto muito grande em qualidade e também devido à mudança radical na forma da apresentação da interface. Introduziu o menu iniciar e a barra de tarefas.Nessa versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já conseguia se tornar ativo sem precisar da dependência do MS-DOS. Problemas como limites de memórias das versões anteriores foram praticamente extintos nessa versão. O sistema multitarefa tornou-se eficaz.

fonte:
http://www.faficp.br/departamentos/d_exatas/jcoelho/txt/ap-jc01-windows.pdf

vídeo propaganda do Windows 95 ao som de Rolling Stones - Start me up:http://www.youtube.com/watch?v=5VPFKnBYOSI


Mac OS

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua primeira versão foi lançada em 1984 e evoluiu até a versão Mac OS X.
Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a utilizar ícones. O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional que foi totalmente remodelado, inclusive o Kernel, que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Tela do sistema operacional Mac OS X Panther

Tipos de Sistemas Operacionais

Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais que são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. A seguir as categorias mais abrangentes.
1. Sistema Operacional de Tempo Real ( RTOS).
Utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais.
2. Monousuário, monotarefa.
Criado para que um único usuário possa fazer uma única coisa por vez. Um exemplo bem conhecido é o Palm OS dos computadores Palm.
3. Monousuário, multitarefa.
O mais utilizado em computadores de mesa e laptops. Permitem que um único usuário utilize diversos aplicativos ao mesmo tempo. Exemplos bem conhecidos são as plataformas Microsoft Windows e Apple Mac OS.
4. Multiusuário.
Permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS são exemplos de sistemas operacionais multiusuários.

Sistemas Operacionais Online

Conheça 4 Sistemas Operacionais Online
Os Sistemas Operacionais online permitem fazer diversas tarefas em apenas uma janela do navegador. Esta é uma das suas principais vantagens.
1. YouOS
Uma opção altamente personalizável. Requer certos conhecimentos de programação que o torna ideal para programadores. Seu ponto negativo é a sua parte de comunicação que só fala com outros usuários do serviço e um chat com dezenas de usuários misturados sem filtragem alguma.
2. EyeOS
Apresenta um visual psicodélico que o torna diferente da área de trabalho à qual estamos acostumados (aproxima-se da popular Dock do Mac OS X). Seus pontos negativos - que são muitos - fazem com que ele seja pouco utilizado.
3. Goowy
O mais semelhante ao Mac OS X, mais pelo visual que pelas funções. Seu principal atrativo é o sistema de comunicação que agrega os principais mensageiros e permite a inscrição de contas externas. Peca no quesito editor de texto por trazer apenas um Bloco de Notas.
4. NetVibes
Não chega a ser um Sistema Operacional online, mas lidera as chamadas páginas personalisáveis da WEB 2.0. Permite a criação de diversas abas no mesmo site entre outro atrativos.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Versões do Kernel Linux

Antes do lançamento da versão 2.6, tinhamos a seguinte nomenclatura:

1.0.x, 1.2.x, 2.0.x, 2.2.x, 2.4.x, onde:

  • 1º dígito: versão do kernel;
  • 2º dígito:
    • par – versão estável;
    • ímpar – versão de desenvolvimento
  • 3º dígito: correções (releases);

Após a versão 2.6, Torvalds criou um quarto dígito. Assim, uma versão passa a ser tanto mais estável quanto maior form o quarto dígito.

Versões iniciais:

  • 0.01 – setembro de 1991: primeira versão;
  • 0.02 – outubro de 1991: primeira versão “oficial”;
  • 0.12 – janeiro de 1992: primeira versão sob GPL;

Versões estáveis:

  • 1.0 – março de 1994;
  • 1.2 – março de 1995;
  • 2.0 – junho de 1996;
  • 2.2 – janeiro de 1999;
  • 2.4 – janeiro de 2001;
  • 2.6 – dezembro de 2003.

Adaptado de: pt.wikipedia.org

Pequena divergência

Linux é apenas o núcleo (kernel) do sistema operacional, em outras palavras, o próprio Linux é a parte mais baixa do sistema operacional, apesar do termo “Linux” ser utilizado para referir-se ao sistema como um todo.

Segundo Bach (1990), Tanenbaum (1999) e Silberschatz (2005), sistema operacional e núcleo (quando monolítico) podem ser considerados sinônimos.

Então considere o que achar melhor, apenas lembre-se que independente de ser parte ou o próprio SO, o Linux está aí e vai continuar ...

Baseado em: wikipedia.org

Voltando ao Linux

Linus Torvalds iniciou a criação do kernel do Linux inspirado no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tannembaum. Ele se limitou a criar, em suas próprias palavras, “um Minix melhor que o Minix” (“a better Minix than Minix”). Em 5 de outubro de 1991, Linux Torvalds anunciou a primeira versão “oficial” do Linux, versão 0.02.

Windows 3.0



Lançado em 22 de maio de 1990, é considerado o primeiro sucesso amplo da Microsoft. Utilizava um CPU Intel 80286 e o 80386 e era um sistema gráfico de 16 bits que ainda precisava da ativação do MS-DOS para ativar o Windows.

Conseguiu ultrapassar o 1MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores Existem versões especiais do Windows 3.0 que acrescentaram idiomas e alguns aperfeiçoamentos como suporte a rede, fax-modem e correio eletrônico.

vídeo propaganda do windows 3.0 pra quem tiver curiosidade: http://www.youtube.com/watch?v=PbhjCwtpUbU

windows 2.0



Lançado em 27 de maio de 1988, foi apresentado em oito disquetes de alta densidade de 5,25” de 360 KB cada um. Possuía a mesma interface do Windows 1.0; só que com mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, e sobreposição de janelas, estas poderiam minimizar e maximizar. Foi criado para aproveitar melhor os novos processadores da Intel, e possui algumas sub-versões com destaque paras: 2.1/286. 2.1/386, 2.11 e etc.

Link:
http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/flaviooliveira-Windows%20XP%20-%20AULA%203.pdf

Para complementar: vídeo de um vendedor fazendo propaganda do windows 2.0 na época:
http://www.youtube.com/watch?v=sforhbLiwLA

Windows 1.0




Lançado em 20 de novembro de 1985, era uma interface básica bidimensional para o MS-DOS. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido.

Inicialmente, ele foi lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Continha o jogo Reversi, um calendário, bloco de Notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela direta para o DOS), Write, painel de controle, Paint e programas de comunicação. Permite a utilização de mouse, janelas e ícones.

O Windows 1.0 propiciou ao usuário doméstico ambiente com múltiplas janelas, apesar de ser de uma forma bem restrita, e uma interface colorida, levando-se em conta que um monitor colorido era muito caro na época.

link:http://www.faficp.br/departamentos/d_exatas/jcoelho/txt/ap-jc01-windows.pdf

para quem tiver curiosidade, vídeo de um vendedor fazendo propaganda do windows 1.0 na época:
http://www.youtube.com/watch?v=tGvHNNOLnCk

Criação da Microsoft


A Microsoft, empresa que criou o Windows foi fundada em 1975 em Albuquerque nos EUA por William (Bill) Gates e Paul Allen. Com o objetivo de desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem Basic (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou "Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes") para microcomputadores. Na época o computador usado era um Altair 8800 da IBM.

Iniciou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subseqüente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows (janelas em português) só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em agosto de 1983. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
Em 1985 Microsoft e IBM assinam um contrato para um desenvolvimento conjunto de um sistema operacional, lançam o Microsoft Windows 1.0 por 100 dólares.

links:http://www.wired.com/science/discoveries/news/2008/04/dayintech_0404

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=85905

* quem quiser saber mais sobre a história do computador:

http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte1.htm

sábado, 10 de maio de 2008

Novo Ubuntu roda dentro do Windows

Ubuntu lança sua versão a 8.04, esta terá suporte por 3 anos, e poderá ser utilizada dentro do Windows sem precisar particionar o H.D., esta versão também pode ser utilizada como o único sistema operacional da máquina.

(Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/07052008/25/tecnologia-novo-ubuntu-roda-windows.html)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Um pouco de história (Linux)

O UNIX começou a ser desenvolvido em 1970 nos laboratórios da AT&T, para atender as necessidades do governo dos Estados Unidos. É conhecido por ser extremamente robusto. Existem versões de UNIX para muitos sistemas, sendo normalmente proprietárias e com custos bastante elevados.
autoria: Equipe Conectiva - Copyright © 2001 por Conectiva S.A.Complementações - Eduardo Belincanta

O Minix

Desenvolvido para uso acadêmico e parecido com o Unix, o sistema operacional Minix foi criado em 1987 pelo professor de engenharia da computação Andrew S. Tanenbaum para suas aulas sobre sistemas operacionais.

Naquela época, o código fonte do Minix estava disponível para o estudo, porém a sua modificação e redistribuição eram restritas e o sistema ainda não havia sido inteiramente adaptado para a plataforma de 32bits, arquitetura de hardware que começava a ficar popular com as vendas de PCs com processadores Intel 386.

O kernel Linux

Antes de falarmos em Linux, vamos ao conceito de SO (sistema operacional):

Sistema Operacional - conjunto de programas que fazem a interface do usuário e seus programas com o computador. É responsável pelo gerenciamento de recursos e periféricos, interpretação de mensagens e a execução de programas.

http://focalinux.cipsga.org.br


O linux é um kernel de sistema operacional compatível com Unix. Foi criado por Linus Torvalds em 1991 e subseqüentemente desenvolvido com a ajuda de programadores de todo o mundo como software livre (SL).

mais ...

Num sistema GNU/Linux, o componente do kernel é o Linux. O resto do sistema consiste noutros programas, muitos dos quais escritos por ou para o GNU Project. Como o kernel sozinho não forma um sistema operational utilizável, nós preferimos utilizar o termo “GNU/Linux” para nos referirmos aos sistemas a que muitas pessoas vulgarmente chamam de “Linux”.

Linux tem como modelo o sistema operacional Unix.

http://www.debian.org/releases/stable/s390/ch01s02.html.pt

O sistema segue o padrão POSIX que é o mesmo usado por sistemas UNIX e suas variantes. Assim, aprendendo o Linux você não encontrará muita dificuldade em operar um sistema do tipo UNIX, FreeBSD, HPUX, SunOS, etc., bastando apenas aprender alguns detalhes encontrados em cada sistema.

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-intro.html#s-introducao-so

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Para um melhor entendimento a cerca do assunto devemos compreender a definição de sistema operacional e sistema computacional.

Sistema Computacional

É a união entre hardware (conjunto de dispositivos eletrônicos), software (programa) na qual são processadas informações específicas e usuário.





Sistema Operacional

É o que produz a interação entre o usuário e a máquina, na qual o software proporciona a utilização dos recursos possíveis em determinado hardware. Exemplos de sistema operacionais: Windows, Linux, MacOS, Solaris, etc.

Um computador sem sistema operacional não possui nenhuma utilidade já que ele é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, execução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc.